propostamidiacidada4
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), principalmente em conjunto com profissionais e acadêmicos de Comunicação e Educação, realizará, de 6 a 8 de agosto de 2013, a IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e IV Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã. O evento e seus debates vão partir do princípio universal do direito à comunicação, já reconhecido mundialmente; direito que ainda não está assegurado nacionalmente devido a fatores políticos, econômicos e sociais.

A exclusão social, agravada pela qualidade da Educação, restringe ainda mais esse direito, dificultando o acesso aos meios e, sobretudo, à produção de conteúdo por parte de diferentes grupos sociais. Na sociedade midiática, a cidadania inclui não só o acesso à informação, mas a sua compreensão, assumindo também o protagonismo como agente nos processos de comunicação.

Em decorrência da expansão dessas complexas demandas sociocomunicacionais, o evento é atualmente um dos maiores e mais relevantes internacionalmente na área da Comunicação. Surgiu em 2005 na Universidade Metodista de São Paulo, com a meta de traçar o mapa brasileiro de mídia cidadã, e debater o papel dos meios de comunicação e sua influência sobre a cidadania.

Desde o início, a abordagem da Conferência se orientou pelo fato de a mídia cidadã estar cada vez mais presente e inovadora em pequenas comunidades ao redor do mundo.

Para estimular ainda mais essa tendência, haverá quatro categorias de trabalhos para apresentação durante o encontro na Federal do Paraná:

• Comunicações Científicas (Artigos Científicos e Relatos de Experiência);
• Mostra de Vídeo Cidadão;
• Feira de Experiências em Mídia Cidadã;
• Festival de Arte Cidadã.

O Departamento de Comunicação Social da UFPR será a sede para essas exposições científicas e comunicacionais nos três dias. A estrutura da instituição envolve um auditório principal, com capacidade para 600 pessoas e 10 salas que comportam 40 cada. Também estarão disponíveis espaços comunais e áreas onde se concentrarão atividades culturais para entreter os congressistas nos intervalos.

É relevante notar que, pela primeira vez na sua história, a Conferência Brasileira de Mídia Cidadã será realizada em Curitiba. A escolha da capital paranaense como cidade sede, através do comitê organizador da UFPR, é uma conquista que confirma a importância de nossa cidade como polo de eventos nacionais e internacionais importantes, ao mesmo tempo em que representa um desafio para atender as altas expectativas que sempre são depositadas na nossa capacidade de organização e de encantamento dos visitantes.

Assim, pensando em proporcionar um espaço e um tempo, um encontro e um evento que se proponha a fazer a interlocução entre o mundo acadêmico, a sociedade civil e o universo dos profissionais do mercado, fomentando um canal de discussões entre o conhecimento científico em comunicação comunitária, a perspectiva da inovação democrática e a atenção às necessidades da cidadania, a conferência aqui proposta é uma possibilidade de instigar cognitivamente e aperfeiçoar conceitos contemporâneos de informação e sociedade.

No Mídia Cidadã 2013, os Marcos Regulatórios da Comunicação na América Latina serão o foco de debates multidisciplinares e democráticos. Por meio do encontro, espera-se fundamentar novas propostas acadêmicas e políticas que possam revigorar nacionalmente tendências internacionais de democratização dos meios de comunicação.