Uruguaio Mauricio de los Santos completa programação de abertura

Facebook Twitter

Mais um convidado internacional confirma presença na  IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e IV Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã: Mauricio de Los Santos, representante da Coalición por una Comunicación Democrática – uma das referências na luta pela democratização dos meios de comunicação do Uruguai.

A coalização defende o pluralismo, a diversidade e a produção nacional, criticando a concentração dos meios por grupos estabelecidos. Além de promover campanhas e conhecimento a respeito das legislação existente, incentiva e acompanha novos projetos de lei, em especial a respeito de mudanças na televisão do país.

Com vasta experiência como jornalista, Mauricio de Los Santos Seoane também tem formação em sociologia e já participou de diversos eventos nacionais e internacionais, fazendo a cobertura jornalística e como ativista, debatendo a temática dos direitos humanos e a comunicação social.

Destaque para a participação no Primeiro Fórum Social Mundial de Porto Alegre, em 2001, quando foi eleito representante do Uruguai na Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC), cargo que ocupa até hoje. No ano de 2004, participou do seminário “Periodismo y Derechos Humanos”, realizado pelo Serviço de Paz e Justiça (SERPAJ-Uruguai).

De 2003 a 2008, trabalhou como coordenador na rádio Mundo Real (radioweb de Amigos de la Tierra Internacional). Em 2008 e 2009, coordenou a campanha radiofônica “Piratas europeos”, que tinha por objetivo denunciar consequências ambientais da atuação de multinacionais na América Latina. No mesmo período, passou a se envolver também com a campanha por direitos sexuais e reprodutivos, da organização não-governamental Mujer y Salud en Uruguay (MYSU), na qual desenvolve ações de comunicação desde 2010. Também desenvolveu e foi responsável pela execução da campanha “Aborto Legal – Uruguay”, de 2009 a 2011, entre outras experiências.

Por iniciativa própria, o conferencista iniciou em 2009 um trabalho colaborativo, que vem sendo aperfeiçoado. Trata-se de uma base de dados online de jornalistas e meios interessados em diversas temáticas.

O uruguaio compõe a programação de abertura do evento, ao lado do argentino Walter Barrionuevo e do brasileiro Laurindo Leal Filho, com a mesa redonda “Marcos regulatórios da Comunicação na América Latina”. A programação completa do Mídia Cidadã 2013 já está disponível no link: http://www.midiacidada.ufpr.br. O evento será realizado na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, de 6 a 8 de agosto.

Serviço:

IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e IV Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã

6, 7 e 8 de agosto de 2013

Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus Juvevê