Grupo Omundô

O Grupo Omundô existe a cinco anos dentro dos quase vinte do ‘Projeto Música dos Povos’, que teve como primeira célula o grupo Terra Sonora. Com a iniciativa dos professores Plinio Silva e Liane Guariente o Grupo Omundô foi formado em 2007 dentro da Faculdade de Artes do Paraná contando com a participação de alunos e ex-alunos da instituição.

O grupo Omundô foi criado em 2007, vinculado ao “Projeto de Extensão : Músicas dos Povos”, idealizado em 2003 por Plinio Silva e Liane Guariente junto a toda comunidade acadêmica da FAP. Juntamente ao grupo Bayaka, que deu início a esse movimento, o projeto possui 5 CDs gravados.

O grupo Omundô é composto pela comunidade acadêmica – alunos e ex alunos – de todos os cursos ofertados pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), contando com 34 músicos. O grupo é integrado por 15 cantores e 20 instrumentistas numa vasta variedade instrumental que conta flautas, violinos, violões, violoncelo, bandolim, viola caipira, acordeom, clarinete, entre outros.

O repertório prima pelo resgate cultural de sonoridades singulares, abrangendo também ritmos tradicionais da cultura brasileira de pouca difusão. As músicas são todas de domínio público, tradicionais, provenientes de várias culturas do mundo, resultantes da pesquisa desenvolvida pelo músico Plínio da Silva.
A apresentação do grupo Omundô é composta por temas músicas tradicionais que são interpretados pelo grupo vocal, pelo grupo instrumental e por ambos, vocal e instrumental juntos. Cada música tem duração média de 5 minutos.
O trabalho deste grupo se destaca por um caráter arrojado e singular realizado através de releituras e arranjos próprios através da ampla variedade de timbres encontrados no grupo. Abrangendo um grande número de estilos e expressões musicais, este trabalho alia técnica e requinte ao caráter rústico das manifestações populares. O trabalho vocal é extremamente peculiar, tanto pela pesquisa fonética de diversas línguas, quanto pelas diferentes técnicas vocais usadas em cada tradição.
O Grupo Omundô visa valorizar e promover a diversidade cultural em Curitiba e dar visibilidade às manifestações musicais provenientes de culturas que não possuem difusão pela grande mídia, através de apresentações gratuitas.